Odontologia e tecnologia: a importância do planejamento 3D

Agulha ou Cânula? O que usar na hora de fazer um preenchimento facial?
10/09/2019

Odontologia e tecnologia: a importância do planejamento 3D

O planejamento 3D veio para transformar a rotina do profissional de odontologia e trazer mais conforto para o paciente. Por isso é importante estar sempre atento às novidades tecnológicas e inovações do mercado. O digital vem substituindo os procedimentos convencionais e conhecer os diferentes procedimentos e acompanhar as mudanças traz um grande diferencial para o dentista.

O mercado já tem mostrado que tecnologia e odontologia devem andar juntas, por isso, separamos algumas das novidades tecnológicas que vem impactando o mundo odontológico, em especial, que envolvem planejamento 3D.

Documentação facial 3D

Através de tomografia computadorizada e fotografia 3D do rosto, o profissional tem acesso a informações 3D do paciente, podendo realizar um completo estudo da face e analisar melhor as especificações da face, bases ósseas e dentária do paciente e definir o melhor tratamento.

Escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral é a alternativa mais confortável, mais rápida e mais precisa a tradicional moldagem com alginato. Com ele, o profissional pode obter modelos 3D em poucos minutos. O resultado do exame também é muito mais ágil quando feito com escaneamento intraoral. E a partir do escaneamento, já é possível realizar um planejamento ortodôntico, por exemplo. O escaneamento intraoral gera um modelo digital, mas caso seja solicitado modelo físico é possível produzir, com impressão 3D, o protótipo em gesso e tamanho real.

Sistema CAD/CAM de escaneamento

Através de uma tecnologia inovadora, o sistema CAD/CAM CEREC confere tratamentos mais ágeis e com garantia de uma peça protética muito mais precisa. Com ele é possível fazer restaurações (INLAY, ONLAY), facetas cerâmicas e coroas cerâmicas com alto padrão estético em uma única consulta.

O nome do sistema vem das abreviações em inglês CAD – Computer-Aid Design (Desenho Assistido por Computador – scanner) e CAM – Computer Aid Manufacturing (Manufatura Assistida por Computador – fresador).

A North Pós-graduação utiliza a tecnologia CAD/CAM durante a prática clínica dos cursos de Prótese Dentária e Implantodontia. Capacite-se com uma estrutura completa, equipamento moderno e uma equipe profissional e preparada! VAGAS LIMITADAS!

Confira os próximos cursos de Especialização com início no primeiro semestre de 2020: