Levantamento de Seio Maxilar
Perdas dentárias em região posterior de maxila são situações delicadas para a reabilitação com implantes. Em geral a ausência dental leva à pneumatização do seio maxilar e reabsorção do rebordo remanescente.
A maneira mais eficiente, segundo a literatura, para reabilitação dessa região é o levantamento de seio maxilar. Essa técnica consiste em elevar a membrana sinusial e colocar um substituto ósseo, recuperando assim a falta de altura geralmente presente.
Podem ser feitos dois tipos de abordagens nos levantamentos, a técnica atraumática ou Summers, que consiste em fazer a elevação pela crista do rebordo aproveitando a perfuração de instalação do implante com o uso de instrumental específico chamado compactador ou elevadores de Summers.
A técnica traumática consiste em realizar uma incisão que exponha a parede lateral do seio, fazer uma janela de acesso, descolar a membrana sinusial e fazer o preenchimento com biomaterial.
Em geral, pela via atraumática é possível realizar a instalação do implante imediatamente ao levantamento. Já pela via traumática costuma-se aguardar prazo de maturação do enxerto que varia de 6-9 meses para posteriormente instalar o implante na região